paishabilitar/ Fevereiro 6, 2018/ Habilitar, Testemunhos
Quando se tem um filho com uma perturbação do neurodesenvolvimento é como se ficássemos sem chão. Primeiro sentimos uma grande dor, depois uma grande revolta e depois angústia, entre tantos outros sentimentos… um turbilhão deles. Mas a primeira não passa… as outras também não. Tentamos confrontarmo-nos com a situação, procuramos exaustivamente justificações que não existem, queremos avançar e queremos soluções. O percurso é longo, quiçá eterno… E os obstáculos são tantos… E perceber a falta de compreensão, a escassa percepção da dura realidade, o desconhecimento pela sociedade, as ténues e superficiais respostas que o sistema dá e tantas as dificuldades para as obter… Tudo isto vai moendo cada vez mais. Resta-nos ganhar estratégias e defesas e ir conseguindo, cada vez melhor… cada vez melhor o disfarce para lidar com as inúmeras dificuldades. E há sempre alturas em que a incerteza volta, em que o desespero surge.
Porque isto é para a vida toda…
Nós pais, não deixamos de ser cidadãos, membros desta sociedade, tal qual qualquer um dos outros. E os nossos filhos, não deixam de ser seres humanos tal e qual como os outros, com as mesmas necessidades humanas básicas e mais umas tantas outras. E também eles a serem parte integrante de uma mesma sociedade. Frequentarem as mesmas escolas, os mesmos espaços públicos, conviverem com os filhos dos outros e os filhos dos outros conviverem com eles. E mais tarde, integrarem no mundo do trabalho. Fazerem o que as suas competências adquiridas com muita luta e todo um conjunto de ajudas técnicas permitirem.
O meu filho frequenta o HABILITAR há um ano. Há um ano que tem uma equipa que trabalha com ele em terapias semanais. Mas o significado destas existe, pois essa equipa vai muito mais além da sessão terapêutica. Existe o envolvimento de todo o meio da criança, desde a escola, à família e até mesmo outras terapias que não decorram neste espaço. Existe a preocupação pelo bem estar familiar, e uma sensibilidade que nos conforta e nos aconchega como só nós sabemos sentir. Com o Habilitar a incerteza, o desespero, a angústia e os receios que vão surgindo são como que apaziguados, levados ao colo por esta equipa fantástica de profissionais que acompanham o meu filho.
O Habilitar é um centro com uma equipa de profissionais com características muito valiosas para estes meninos e suas famílias. Pois vêem para além das dificuldades da criança.
Trabalham essas dificuldades, mas em toda a sua envolvência. Na escola, na saúde, em casa, entre outros. E é este trabalho que permite e favorece o desenvolvimento saudável da criança. Que promove a aquisição do máximo de competências face às suas limitações, muitas vezes ultrapassando-as, pensando sempre na sua integração e interacção na sociedade.
A visão e a missão da Associação de Pais e Amigos do HABILITAR espelham exatamente isto. O HABILITAR é uma peça única, fundamental e de grande valor em Aveiro. O HABILITAR faz tanto e tem tanto mais para crescer e para dar a estes meninos, às suas famílias e, acima de tudo, à nossa sociedade.
Mãe do Diogo