Encontro Inclusão e Aprendizagem

Home / Educação Inclusiva / Encontro Inclusão e Aprendizagem

No dia 6 de abril terá lugar, na Casa da Comunidade Sustentável, o encontro Inclusão e Aprendizagem. Várias entidades se juntam, a Associação Pais e Amigos Habilitar, a Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Diferenças e a Associação 5 Sentidos, num espaço que pretende abordar as múltiplas questões que a nova legislação sobre Educação Inclusiva torna urgente responder.

Estarão presentes diversos especialistas em Patologia do Neurodesenvolvimento, nomeadamente o Dr. Miguel Palha, uma das referências nacionais nesta área.

Plateia heterogénea, de professores, técnicos, pais, entre tantos, lotada cerca de duas semanas antes do encontro. Porque partilhar informação é uma necessidade. E porque é nesta heterogeneidade de participantes que ecoam dúvidas, angústias, mas também estratégias e soluções.

A comunidade tem um papel que não se pode esgotar na identificação de necessidades ou de más resoluções. Uma comunidade atenta presencia os desafios diários desta população cuja inclusão é tema para todos nós; inclusão na aprendizagem, no lazer, no acesso a um trabalho válido. Mas apenas com conhecimento se pode fazer mais e melhor, substituindo a crítica gratuita e vazia por ação informada e, por isso, mais eficaz.

Este será um dos muitos encontros que nos comprometemos a promover. Todos nós, profissionais de saúde, professores, familiares, temos um papel que podemos sempre aperfeiçoar.

Associação Pais e Amigos Habilitar

in: Diário de Aveiro 18/03/2019