Oficina de Formação | Tecnologias para a Inclusão

Oficina de Formação | CCPFC/ACC-114509/22 , releva no n.º 1 do artigo 8º, e não revela no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores
Destinatários | Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e de Educação Especial, educadores das IPSS, familiares, técnicos, terapeutas, assistentes operacionais das escolas, estudantes do ensino superior, entre outros.
Responsável Científico-Pedagógico | Ana Maria Reis D’Azevedo Breda, Professor Associado da Universidade de Aveiro.
Formadora Responsável | Maria Isabel Gomes dos Santos
Formadores | Isabel Santos, Ana Maia e Catarina Iglésias
Período de formação | 08 de maio de 2024 a 12 de junho de 2024
N.º de horas de formação | 30 horas – 15 horas presenciais + 15 horas trabalho autónomo
Local | Universidade de Aveiro
Apresentação da formação
O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia, pretende promover a competência digital e a inovação na educação.
Sabe-se ainda que as tecnologias digitais apresentam numerosas vantagens para as crianças com necessidades específicas de aprendizagem. Estas podem promover a igualdade de oportunidades e a participação ativa destas crianças no seu processo de ensino e de aprendizagem, podendo assumir-se como uma ferramenta de auxílio e colaborativa em prol da aprendizagem e da inclusão. Permitem-lhes, ainda, o acesso à informação, possibilidades comunicativas, superar barreiras de aprendizagem e desenvolver atividades que podem estar-lhes vedadas. As tecnologias digitais são também instrumentos pedagógicos que fomentam novas possibilidades e estratégias educativas.
Neste contexto, é essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de competências, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa capacitar os docentes para a exploração das potencialidades pedagógicas de recursos educativos digitais adequados às necessidades específicas de cada criança e jovem, fomentar a sua utilização como instrumentos facilitadores do processo de ensino e de aprendizagem e desenvolver nos docentes a capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem.
Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas inclusivas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências em todos os alunos.
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Objetivos
• Conhecer e compreender o atual panorama dos processos de acesso, uso e participação das tecnologias digitais por parte dos alunos com necessidades específicas de aprendizagem;
• Mobilizar conhecimentos sobre a utilização de tecnologias de apoio;
• Compreender e discutir o potencial das tecnologias da comunicação (sistema de comunicação aumentativa e alternativa) no apoio aos alunos com perturbações da comunicação, dominar o seu uso de forma equitativa e inclusiva;
• Conhecer e explorar diferentes aplicações digitais, open-source e de baixo custo com potencialidades de utilização em diversos contextos no apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos com diferentes problemáticas;
• Conhecer estratégias, recursos e materiais que facilitem construção de soluções multimédia acessíveis;
• Desenvolver competências na conceção de recursos acessíveis com recurso às tecnologias e à acessibilidade digital, nomeadamente àquelas que garantam a inclusão.
Conteúdos Programáticos
1. As tecnologias digitais ao serviço da educação inclusiva
• Conceito de Inclusão digital, desenho universal para a aprendizagem e acessibilidade
• Opções de acessibilidade nativas dos sistemas operativos;
• Estratégias e soluções multimédia acessíveis
2. Tecnologias de Apoio
• Tecnologias de apoio no apoio ao desenvolvimento de capacidades
• Tecnologias de acesso ao computador;
• Legislação, processos de requisição: Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) e mercado;
3. Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
• Conceitos básicos e áreas de aplicação
• Objetivos e principais sistemas de CAA
• Produtos de apoio à comunicação
• Recursos digitais para a CAA
Avaliação para os formandos que requeiram a acreditação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos:
• Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial.
• Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio.
Os formandos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
a) Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) – 40%
b) Relatório do trabalho autónomo – 50%
c) Apresentação oral do trabalho – 10%
Calendarização e Horário
– 08 de maio de 2024 (quarta-feira) das 17h30»20h30
– 15 de maio de 2024 (quarta-feira) das 17h30»20h30
– 22 de maio de 2024 (quarta-feira) das 17h30»20h30
– 29 de maio de 2024 (quarta-feira) das 17h30»20h30
– 12 de junho de 2024 (quarta-feira) das 17h30»20h30
Nota: A frequência desta ação tem os seguintes custos para o formando:
A inscrição só se tornará efetiva com o envio do comprovativo de pagamento da mesma para paishabilitar@gmail.com ou Pais Habilitar, Rua de Espinho 15, 3810-114 AVEIRO.
Período para inscrições |
De 27 de março de 2024 a 03 de maio de 2024
Valor da inscrição: 60 €
De 04 a 07 de maio de 2024
Valor da inscrição: 80 €
Taxa inscrição para estudantes:
Se és estudante, não te esqueças de enviar o respetivo comprovativo para paishabilitar@gmail.com
De 27 de março de 2024 a 03 de maio de 2024
Valor da inscrição: 30 €
De 04 a 07 de maio de 2024
Valor da inscrição: 40 €
IBAN PT50 0010 0000 5496 6280 0018 0
A inscrição inclui a participação no curso de formação, certificado e coffee-break.
Link para inscrição | https://forms.gle/hTy2MBTSGGvk4arx5
Para mais informações, envie um email para: paishabilitar@gmail.com ou ligue 932 371 077