Quem Somos?
Quem acompanha crianças e jovens com Perturbações do Neurodesenvolvimento tem um olhar privilegiado, abrangente, ao contactar com a criança, com as famílias, com os educadores e professores, e com a comunidade em geral. Este olhar permite ver muitas falhas em cada um destes cenários: falta de recursos, dificuldade na execução de planos de intervenção terapêutica, falta de formação das famílias no que diz respeito à forma de lidar com o problema específico e aos direitos previstos, falta de formação da comunidade educativa, escassa sensibilização das crianças e jovens consideradas “normais”, falta de redes de suporte em períodos não letivos … basta estar atento e listar as falhas. Foi esta realidade que esteve na origem do Habilitar, enquanto Centro Comunitário, em 2016.
Os objetivos delineados para o Habilitar são quase sobreponíveis aos objetivos atuais da Associação Pais e Amigos Habilitar. A intervenção terapêutica específica mantém-se para os casos já existentes, mas será sempre para um número reduzido de crianças e jovens. Outras áreas de intervenção emergem e contribuem para esta sementeira local que dá frutos:
– partilhar conhecimento (com a comunidade educativa, com as famílias, com técnicos de áreas relacionadas e com a comunidade em geral);
– promover a comunicação entre famílias e dotá-las de ferramentas e informação;
– criar espaços de ocupação nos períodos não letivos que mantenham o ideal de inclusão;
– criar redes de suporte e ampliar a comunicação com entidades que promovem a transição para a vida adulta.
À velocidade possível, de forma prudente, pretendemos crescer neste movimento pela inclusão e tornar a nossa comunidade mais inclusiva e atenta. E contamos com o apoio da Autarquia e de vários mecenas que acreditam que Habilitar faz mesmo sentido.