Curso de Formação | CCPFC/ACC-114510/22 , releva no n.º 1 do artigo 8º, e não revela no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores

Destinatários | Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e de Educação Especial,  educadores das IPSS, familiares, técnicos, terapeutas, assistentes operacionais das escolas, estudantes do ensino superior, entre outros.~

Responsável Científico-Pedagógico | Ana Maria Reis D’Azevedo Breda, Professor Associado da Universidade de Aveiro.

Formadora Responsável | Maria Isabel Gomes dos Santos

Formadores | Carolina Duarte, Isabel Santos, Sara Jesus, Teresa Póvoa e Teresa Sousa

Período de formação | 01 de outubro de 2022 a 21 de janeiro de 2023

N.º de horas de formação | 25 horas presenciais e/ou online

Local | A definir na cidade de Aveiro…

Apresentação do Curso

As perturbações de desenvolvimento das crianças refletem-se no contexto educativo desde idades muito precoces, pelo que os docentes devem estar capacitados para a sua identificação e dotados de estratégias que permitam a inclusão de crianças e jovens com perturbações, com um plano educativo baseado em perfis individuais de competências. É no contexto educativo que muitas vezes emergem os primeiros alertas.

A realização deste curso permitirá aumentar a (in)formação aos docentes, familiares e técnicos, e dotar os mesmos com ferramentas de trabalho que os vão ajudar a colmatar as situações que lhes surgem no dia-a-dia, bem como, neste contexto, capacitá-los para a utilização de uma linguagem universal, assegurar a informação necessária para trabalhar com as crianças que apresentam dificuldades e capacitar os formandos na
identificação precoce de sinais e sintomas nas crianças , assim como, permitir a aquisição de estratégias no contexto educativo e familiar de acordo com o perfil de aprendizagem de cada indivíduo.

Objetivos

Este curso de formação tem como finalidade promover uma educação para todos, incluindo as crianças que se afastam dos padrões “normais”. O objetivo primordial é a “Escola” dar uma resposta a todos e a cada uma das crianças/jovens em particular. Com a conclusão do curso de formação os destinatários deverão ser capazes de:

• Conhecer o processo de desenvolvimento da criança;

• Distinguir as principais alterações no desenvolvimento da criança e consequentes problemáticas associadas;

• Caraterizar diferentes quadros manifestados na infância através do conhecimento dos principais sinais de alerta, critérios de diagnóstico e de referenciação;

• Reconhecer e planear a implementação de estratégias de intervenção para as diferentes problemáticas;

• Conceber objetivos de intervenção adequados ao perfil de cada criança, bem como a forma de os implementar e avaliar;

• Promover o sucesso educativo de todas as crianças.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – Educação para todos – Abordagem geral às diferentes perturbações do desenvolvimento – 3 horas
• Classificação, critérios de diagnóstico e referenciação;
• Instrumentos de diagnóstico e sua aplicação prática.

Módulo 2 – Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) – 3 horas
• Definir a PHDA;
• Manifestações típicas;
• Impacto na aprendizagem;
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;
• Discussão partilhada de casos práticos.

Módulo 3 – Perturbação do espetro do autismo – 3 horas
• Conceito, caraterização
• Manifestações típicas;
• Impacto na aprendizagem:
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;
• Discussão partilhada de casos práticos.

Módulo 4 – Perturbações do desenvolvimento motor – 3 horas
• Conceitos, identificação e caraterização da perturbação do desenvolvimento motor;
• Impacto na aprendizagem;
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;
• Discussão partilhada de casos práticos.

Módulo 5 – Perturbações da comunicação – 3 horas
• Conceitos, identificação e caraterização da Perturbação da linguagem
• Impacto na aprendizagem;
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;
• Discussão partilhada de casos práticos.

Módulo 6 – Perturbação específica da aprendizagem (leitura e /ou escrita) e TIC – 3 horas
• Conceitos, identificação e caraterização das dificuldades específicas da aprendizagem
• Definição de dislexia, disgrafia e disortografia: correspondentes nas classificações atuais;
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;
• Discussão partilhada de casos práticos.

Módulo 7 – Perturbação específica da aprendizagem da matemática incluindo as TIC – 3 horas
• Conceito, identificação e caraterização das dificuldades específicas da aprendizagem da matemática;
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;
• Discussão partilhada de casos práticos.

Módulo 8 – Discussão partilhada de casos práticos – 4 horas
• Saber aplicar os instrumentos de diagnóstico;
• Conseguir fazer uma primeira análise da criança;
• Analisar o Impacto na aprendizagem;
• Estratégias de intervenção em contexto educativo;

Avaliação para os formandos que requeiram a acreditação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos:
•  Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial.
• Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio.

Os formandos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
• Participação ativa no desenvolvimento das tarefas propostas nos diferentes módulos do curso de formação (20%);
• Apresentação de uma reflexão crítica sobre os conteúdos abordados no curso de formação e a identificação de um caso, descrição e modo de intervenção em contexto educativo (80%).

Calendarização e Horário
Módulo 1 | 01 outubro 2022 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 2 | 15 outubro 2022 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 3 | 05 novembro 2022 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 4 | 19 novembro 2022 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 5 | 03 dezembro 2022 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 6 | 17 dezembro 2022 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 7 | 07 janeiro 2023 (sábado): 09h30»12h30 (3h)
Módulo 8 | 21 janeiro 2022  (sábado): 09h00»13h00 (4h)

Nota: A frequência desta ação tem os seguintes custos para o formando:

A inscrição só se tornará efetiva com o envio do comprovativo de pagamento da mesma para paishabilitar@gmail.com ou Pais Habilitar,  Rua de Espinho 15, 3810-114  AVEIRO.

Período para inscrições |
De 22 de julho de 2022 a 25 de setembro de 2022
Valor da inscrição: 90 €
Valor da inscrição por módulo: 20 €

De 26 a 30 de setembro de 2022
Valor da inscrição: 120 € 
Valor da inscrição por módulo: 25 €

Taxa inscrição para estudantes:
Se és estudante, não te esqueças de enviar o respetivo comprovativo para paishabilitar@gmail.com
De 22 de julho de 2022 a 25 de setembro de 2022
Valor da inscrição: 50 €
Valor da inscrição por módulo: 10 €

De 26 a 30 de setembro de 2022
Valor da inscrição: 80 €
Valor da inscrição por módulo: 15 €

IBAN PT50 0010 0000 5496 6280 0018 0

A inscrição inclui a participação no curso de formação, certificado de participação e coffee-break.

A emissão do certificado de acreditação será emitido pela Universidade de Aveiro/Centro para a Aprendizagem ao Longo da Vida (continUA) e terá um custo adicional de 10 €.

Link para inscrição | https://forms.gle/AQGUG8eQeTsNSmzu5 

Para mais informações, envie um email para: paishabilitar@gmail.com ou ligue 932 371 077