Associação Pais e Amigos Habilitar

A Direção da Associação Pais e Amigos Habilitar (APAH) elaborou o relatório de gestão de atividade e contas referente ao ano de 2022 e submeteu o mesmo à aprovação da Assembleia Geral de Representantes. Trata-se de um documento que, nos termos da lei e dos Estatutos da APAH, disponível para consulta de todos quantos queiram saber quem somos e o que fizemos no ano em causa. O documento será ainda, nos termos da lei, remetido ao organismo de tutela das ONGPD, e disponibilizado a diversas entidades, públicas e privadas, no quadro quer de apoios, quer de projetos, quer de outras relações interinstitucionais. Este documento é, nos termos da lei, o único que oficialmente relata a atividade da nossa Associação.

A APAH é uma Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência (ONGPD) de Âmbito Local, com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos, que tem como objetivo HABILITAR as crianças e jovens com Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND) e todos os intervenientes no seu desenvolvimento. Assim, toda a intervenção da APAH tem como alvo a criança/jovem com PND, a família, os agentes educativos, os agentes terapêuticos e a comunidade em geral.

Neste contexto, a APAH pretende contribuir para que a região de Aveiro seja “realidade inclusiva”, onde o cidadão com PND, sua família e cuidadores disponham de oportunidades para exercer a sua cidadania articulando com todos os intervenientes e reduzindo toda a desvantagem associada à PND. Assim, tem como principais objetivos: 1) intervir precocemente na criança com PND; 2) capacitar a família para replicar essa intervenção e contribuir para a diminuição das suas fragilidades; 3) capacitar o contexto educativo através da articulação direta e da realização de ações de formação; 4) capacitar a comunidade através da disseminação de boas práticas em tudo o que diz respeito às crianças com PND e suas famílias. A tentativa de realizar a sua atividade a custos tendencialmente gratuitos pretende minimizar o peso da discrepância económica em crianças e famílias já penalizadas à partida.

A APAH, composta por pais e amigos de crianças com PND, pratica todos os atos necessários à realização do seu objeto em prol das crianças e jovens com PND, designadamente os aptos a prosseguir a igualdade de oportunidades, a autonomia, a promoção da dignidade, a participação ativa na vida da comunidade e o gozo pleno dos direitos e liberdades. E, por isso, a APAH considera-se inovadora ao cruzar vários domínios (saúde, educação, famílias) constatando que por cada criança ou jovem com PND, vários são os universos que influenciam e são influenciados por este.

A APAH iniciou o ano 2022 com vários projetos, alguns em continuidade com a atividade regular em curso, outros decorrentes da parceria com a Fundação Altice Portugal, e outros decorrentes da vontade de estar mais na Comunidade e de dar mais voz e rede de suporte às famílias.

A Direção da Associação

Relatório e Contas 2022 (pdf)