Assembleia Geral de Sócios

31 de março de 2021

17/03/2021

Nos termos do número 1 do artigo 15º dos estatutos convoca-se a Assembleia Geral a reunir no dia 31 de março de 2021, pelas 20h45, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Discussão e Votação do Relatório e Contas 2020 e parecer do conselho fiscal.
  2. Discussão e Votação do Orçamento e plano de actividades para 2021.
  3. Discussão de outros assuntos de ordem geral relevantes para a atividade da Associação.

 

Não comparecendo à hora marcada metade dos sócios da Associação, a Assembleia Geral reunirá meia hora depois com qualquer número de sócios presentes.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

Dulce Fátima Lopes Seabra

Convocatória para a Assembleia Geral de Sócios 31 de Março 2021 (pdf)

 

 

Assembleia Geral de Sócios Ordinária

11 de março 2020

01/03/2020

Nos termos do número 1 do artigo 15º dos estatutos convoco a Assembleia Geral a reunir ordinariamente no dia 11 de março de 2020, pelas 20h45, na Rua de Espinho 15 com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Discussão e Votação do orçamento e plano de Actividades 2020;
  2. Discussão e Votação do relatório e contas 2019 e parecer do Conselho Fiscal;
  3. Discussão de outros assuntos de ordem geral relevantes para a atividade da Associação.

Não comparecendo á hora marcada metade dos sócios da Associação, a Assembleia Geral reunirá meia hora depois com qualquer número de sócios presentes.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

Dulce Fátima Lopes Seabra

Convocatória Assembleia Geral de Sócios Ordinária Março 2020 (pdf)

 

Relatório & Contas 2018

18/02/2019 

A Direcção da Associação Pais e Amigos Habilitar elaborou o Relatório & Contas da Associação Pais e Amigos Habilitar referente ao ano de 2018.

 

 

Tertúlia: Educação Inclusiva

26 de outubro 

16/10/2019

No ano em que uma nova legislação regulamenta a educação das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, a APAH  promove um espaço de reflexão destinado a Pais/Famílias no dia 26 de Outubro às 21 horas. A tertúlia, dinamizada por Paula Faustino, professora de Educação Inclusiva  e com  a participação de Clarinda Garcia e Ana Paula Sousa, terá como tema ” Educação Inclusiva”.
Esperamos por si, no Salão Nobre dos Galitos   ,  1º andar do nº 3 da  Praça Joaquim Melo Freitas junto aos arcos em Aveiro, no dia 26 de Outubro às 21 horas.
Um agradecimento especial ao Clube dos Galitos pela cedência generosa do seu Salão Nobre!

Passe a palavra!

 

Associação Pais e Amigos Habilitar na SIC

26 de Junho de 2018

26/06/2018 

 

Sessão: “ Habilitar, porquê?”

Diário de Aveiro 18-19/11/2016 

Concerto solidário quer apoiar Associação Habilitar

25/05/2018 

Encontro-debate para estratégias de inclusão na educação

12 de Abril de 2019

12/04/2019

Ribau Esteves realçou o projecto “Habilitar” como “uma oferta complementar única na construção de uma sociedade mais solidária.

A Associação Pais e Amigos Habilitar (APAH), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças e a Associação Cinco Sentidos, promoveu, no passado sábado, um encontro formativo subordinado ao tema “Inclusão e Aprendizagem”.
A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e do presidente da APAH, António Vieira Nunes que, desde logo, destacou o impacto do encontro, medido pelo “elevado número de inscrições”, bem como a importância da presença do presidente da Câmara, como sinal de compromisso com o objectivo “Aveiro Município Inclusivo”. “A APAH surgiu como instrumento activo desse processo transformador, quer pelas terapias com crianças, quer pelas acções formativas e de sensibilização da comunidade para a realidade das perturbações do neurodesenvolvimento”, referia o dirigente.

Ribau Esteves reforçou o compromisso “Aveiro Município Inclusivo” com os valores da cultura e da educação.

Realçou, ainda, o alinhamento de interesses entre a APAH e a autarquia, as oportunidades de “crescer juntos”, e o projeto “Habilitar” como “uma oferta complementar única na construção de uma sociedade mais solidária”. “Deixou, sobretudo, uma forte mensagem sobre estratégias de verdadeira inclusão, sem “fake news”, apontando a selecção social no acesso a algumas escolas, o armazenamento, nas escolas profissionais, dos jovens excluídos das escolas públicas, e a separação de crianças e jovens de etnias não maioritárias como exemplos de práticas claramente não inclusivas, que é necessário ultrapassar”, revela a organização do evento.

Neste encontro, foram abordadas situações específicas associadas a perturbações do neurodesenvolvimento (PND) e, através de exemplos concretos, apresentadas as suas características e a forma como as medidas previstas no novo Decreto- Lei se podem adequar às múltiplas dificuldades encontradas no contexto educativo.

O auditório encheu, com uma “assembleia numerosa de técnicos”, quer da saúde como da educação, e pais.

Os trabalhos prolongaram-se durante cerca de oito horas, com “elevada participação dos presentes, o que denota o interessee relevância que o tema suscita junto da comunidade”, aponta a organização. 

Assembleia Geral de Sócios Extraordinária

16 de outubro de 2020

08/10/2020

Nos termos do número 1 do artigo 15º dos estatutos convoca-se a Assembleia Geral a reunir extraordinariamente no dia 16 de outubro de 2020 pelas 20h45 com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Alteração da Sede da Sociedade da Rua Combatentes da Grande Guerra, nº 3, freguesia Glória-Vera Cruz, 3810-087, para a Rua de Espinho, 15, 3810-111 Aveiro e INERENTE ALTERAÇÃO AO ARTIGO 2º DOS ESTATUTOS;
  2. Nomeação dos Orgãos Sociais para o triénio 2020/2021/2022;
  3. Discussão de outros assuntos de ordem geral relevantes para a atividade da Associação.

Não comparecendo à hora marcada metade dos sócios da Associação, a Assembleia Geral reunirá meia hora depois com qualquer número de sócios presentes.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

Dulce Fátima Lopes Seabra

Convocatória Assembleia Geral de Sócios Extraordinária Outubro 2020 (pdf)

 

 

1ª Assembleia Geral de Sócios Ordinária

10 de Fevereiro de 2019

10/02/2019

Nos termos do número 1 do artigo 15º dos Estatutos da Associação Pais e Amigos Habilitar, convoca-se todos os membros e sócios para a 1ª Assembleia Geral a reunir ordinariamente no dia 20 de Fevereiro de 2019, pelas 20h45, na Rua de Espinho 15, em Aveiro, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Discussão e Votação do Orçamento e Plano de Actividades 2019;
  2. Discussão e Votação do Relatório e Contas 2018 e parecer do Conselho Fiscal;
  3. Discussão de outros Assuntos de ordem geral relevantes para a atividade da Associação.

Não comparecendo à hora marcada metade dos sócios da Associação, a Assembleia Geral reunirá meia hora depois com qualquer número de sócios presentes.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Dulce Fátima Lopes Seabra

1ª Convocatória Assembleia Geral de Sócios Ordinária Fevereiro 2019 (pdf)

 

 

 

 

 

Relatório & Contas 2019

29/02/2020 

A Direcção da Associação Pais e Amigos Habilitar elaborou o Relatório & Contas da Associação Pais e Amigos Habilitar referente ao ano de 2019.

 

 

Tertúlia: Educação Inclusiva

26 de outubro 

26/10/2019 

O novo Decreto-Lei n.º 54/2018, aprovado em de 6 de julho,  entrou  em vigor no presente ano lectivo. A cargo da  Professora Paula Faustino esteve a clarificação  deste novo contexto.

A intervenção da plateia, bem como da Professora Clarinda Garcia e da Professora Ana Paula Sousa, fez levantar algumas dúvidas que levaram à discussão de pontos fundamentais para o bom entendimento do tema e  para a perceção da realidade díspar em vários agrupamentos escolares.

Das estratégias e ações a tomar ficaram sublinhados aspetos fulcrais:

Esta alteração legislativa não poderá ter como resultado a perda de continuidade de cuidados nas escolas com a argumentação da necessidade de reavaliação. Estabelece um continuum de respostas para todos os alunos com  o enfoque nas respostas educativas e não em categorias de alunos.  Nenhuma criança pode ser prejudicada  (entenda-se suspensão da continuidade de cuidados) neste período de implementação de um novo modelo.

O papel dos pais  na persistência deste acompanhamento tem de se evidenciar: junto das escolas, do agrupamento ou da Direção Geral da Educação.

Para leitura complementar:
Decreto-Lei n.º 54/2018

Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática

Um agradecimento muito especial ao Clube dos Galitos pela cedência do seu Salão Nobre para esta iniciativa.

 

 

Projeto “HÁBIL” – Um dos 6 projetos vencedores 

13/07/2020 

O júri desta 6ª edição das Bolsas de Cidadania da Roche esteve reunido no dia 2 de julho de 2020, para debater e votar entre as 45 candidaturas recebidas. A Associação Pais e Amigos Habilitar (APAH) foi uma das seis merecedoras da bolsa cidadania 2020 da Roche

O projeto HÁBIL ( Avaliação e Desenvolvimento de Pré-requisitos de Leitura, Escrita e Matemática) tem como objetivo central a conceção e o desenvolvimento do ambiente digital HÁBIL, para a identificação de dificuldades, treino e desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura, escrita e matemática em crianças entre os 3 e os 6 anos diagnosticadas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND).

Pretende contribuir para fomentar novas possibilidades e estratégias educativa e de intervenção no desenvolvimento de competências da leitura, escrita e matemática, de modo a promover estas áreas, e outras associadas, e incluir estas crianças no contexto escolar e social.

O projeto ambiciona ainda promover diversas competências ao nível do desenvolvimento cognitivo, emocional, planeamento,memorização, resolução de problemas, atenção/concentração.

Saiba mais em:
https://www.roche.pt/corporate/index.cfm/homepage/vencedores-das-bolsas-de-cidadania-de-2020/ 

 

 

 

 

Encontro aborda a educação inclusiva

12 de Abril de 2019

12/04/2019

A iniciativa de 6 de abril contará com a intervenção de especialistas em diversas áreas relacionadas com a inclusão e as perturbações do neurodesenvolvimento. 

No dia 6 de abril terá lugar, na Casa da Comunidade Sustentável, o encontro “Inclusão e Aprendizagem”. Várias entidade se juntam, a Associação Pais e Amigos Habilitar, a Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Diferenças e a Associação 5 Sentidos, num espaço que pretende abordar as múltiplas questões que a nova legislação sobre “Educação Inclusiva” torna urgente responder.

Estarão presentes diversos especialistas em Patologia do Neurodesenvolvimento, nomeadamente o Dr. Miguel Palha, uma das referências nacionais nesta área. Plateia heterogénea, de professores, técnicos, pais, entre tantos, lotada cerca de 2 semanas antes do encontro.

Porque partilhar informação é uma necessidade.

E porque é nesta heterogeneidade de participantes que ecoam dúvidas, angústias, mas também estratégias e soluções. A comunidade tem um papel que não se pode esgotar na identificação de necessidades ou de más resoluções. Uma comunidade atenta presencia os desafios diários desta população cuja inclusão é tema para todos nós; inclusão na aprendizagem, no lazer, no acesso a um trabalho válido. Mas apenas com conhecimento se pode fazer mais e melhor, substituindo a crítica gratuita e vazia por ação informada e, por isso, mais eficaz.

Este será um dos muitos encontros que nos comprometemos a promover. Todos nós, profissionais de saúde, professores, familiares, temos um papel que podemos sempre aperfeiçoar.

Associação Pais e Amigos Habilitar

 

 

Terapias sem custos para 40 crianças

22 de Fevereiro de 2017

22/02/2017