Associação Pais e Amigos Habilitar

A Direcção da APAH elaborou o Relatório & Contas da Associação Pais e Amigos Habilitar referente ao ano de 2019. 

Inúmeros desafios se colocaram ao longo do ano. 

Definimos cinco áreas de intervenção para 2019:

– as intervenções terapêuticas com as crianças seguidas na consulta de Pediatria do Neurodesenvolvimento do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Baixo Vouga;

– o grupo de ajuda para pais (fomentando a coesão e troca de experiências entre famílias com crianças com Perturbações de Neurodesenvolvimento);

– a formação na comunidade;

– o estágio de inserção de pessoa com deficiência;

– projetos especiais.

Cinco áreas em que procurámos ser na Comunidade uma das vozes das crianças e jovens com PND e de todos aqueles que com elas se cruzam no dia-a-dia. 

As intervenções terapêuticas foram asseguradas por: duas Psicomotricistas, uma Terapeuta da Fala, uma Psicóloga, sob a coordenação da Pediatra Carolina Duarte.

As sessões decorreram durante todo o ano apenas com interrupção no mês de agosto. Mantivemos o acompanhamento terapêutico regular a 20 crianças com PND seguidas no CHBV que foram variando consoante evolução e necessidades. O número total de meninos foi 25 (mais de 1500 horas anuais de sessões terapêuticas). As idades dos meninos situaram-se entre 3-12 anos. Mantivemos o propósito de proporcionar as intervenções ao menor custo possível para as famílias. 

Disponibilizámos um Grupo de Ajuda Mútua entre janeiro e junho de 2019, mediado por um Psicólogo uma vez por mês. Proporcionámos, também, a existência de encontros entre famílias. 

Abril de 2019 foi um marco importante na atividade da APAH com a realização do workshop “Inclusão e Aprendizagem”. Um dos grandes propósitos da APAH é a formação na comunidade quer na promoção da inclusão como direito de cidadania, quer na capacitação de pais, técnicos, famílias para o “saber fazer” com a criança com PND. 

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da Câmara, o Eng.º Ribau Esteves e contou com um painel de especialistas de reconhecida qualidade. Este encontro contou com a presença de 100 pessoas. 

Em dezembro voltámos a promover uma nova ação com o nome de “Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Mitos, Verdades e Estratégias”.

A formação esteve a cargo de Carolina Duarte (Pediatra) e de Sara Jesus (Técnica de Reabilitação Psicomotora) perante cerca de 80 participantes. 

Com o apoio gentil da Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz, estas formações foram realizadas no auditório do Edifício da Sustentabilidade.

O IEFP aprovou a nossa candidatura à medida “Estágio de Inserção de Pessoa com Deficiência” permitindo a contratação em full-time pelo período de 12 meses da Isabel Santos, doutorada pela Universidade de Aveiro. Este estágio proporcionou-lhe o acesso a múltiplos contextos que valorizaram a sua experiência; por outro lado, a sua presença ao longo de todo o ano de 2019 muito contribuiu para a dinâmica da Associação. 

Fomos contemplados pelo Programa de Apoio às Associações da Câmara Municipal de Aveiro e estamos integrados no projeto da CIRA – “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”. 

Reforçámos parcerias já existentes e encetámos esforços no sentido de formalizar uma parceria com o CHBV. 

Publicámos mensalmente um artigo de opinião no Diário de Aveiro. 

 

O QUE QUEREMOS FAZER EM 2020

O plano de atividades para 2020 visa consolidar o que lançámos em 2019. 

Pretendemos manter o número médio de crianças acompanhadas no HABILITAR alargando as dimensões da intervenção terapêutica. 

A “formação na comunidade” arrancou já com o primeiro módulo no mês de janeiro e outros se seguirão de forma regular. Esta necessidade ficou bem evidente na adesão às nossas iniciativas esporádicas de 2019. 

Estamos a desenvolver o “Programa Habilitar+” junto no alargamento da nossa intervenção a todos os atores da rede “criança, na família, na escola e na comunidade”. Este pretende traduzir a visão holística da nossa existência enquanto associação promotora de competências em vários níveis para suprir uma lacuna. A sua concretização dependerá do sucesso na candidatura a prémios fundacionais e / ou públicos. 

Gostaríamos de concretizar o protocolo de parceria com o CHBV, legitimando a transparência dos nossos objetivos e fortalecendo bilateralmente recursos. 

A formalização do acordo de cedência das atuais instalações é uma preocupação central. A Câmara Municipal tem sido parceira da APAH, esperamos encerrar este dossier brevemente. 

A situação financeira está equilibrada graças aos apoios públicos e privados e a uma gestão prudente dos recursos. 

 

AGRADECIMENTOS:

– A Fabridoce e a Vougainvest/Glicínias Plaza têm apoiado a APAH numa base plurianual, um instrumento fulcral no planeamento da atividade. Temos, ainda, contado com o apoio mensal da D. Paula Martins, da Ímpar. 

– A CM Aveiro tem sido um parceiro importante da Associação. A presença do Sr. Presidente numa das nossas atividades muito nos honrou. 

– A Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz também acompanhou de perto a APAH cedendo meios e o auditório para as sessões formativas. 

Os agradecimentos finais vão para as nossas técnicas, a Isabel Santos, e aos dedicados pais e suas crianças. 

Muito obrigado! 

A Direção da Associação

 

Relatório e Contas 2019 (pdf)
Parecer do Conselho Fiscal 2019 (pdf)
Acta Assembleia Geral fevereiro 2020 (pdf)