Com a  sala  lotada,  decorreu no dia 26 de outubro uma Tertúlia sob o tema “educação inclusiva”

O novo Decreto-Lei n.º 54/2018, aprovado em de 6 de julho,  entrou  em vigor no presente ano lectivo.

A cargo da  Professora Paula Faustino esteve a clarificação  deste novo contexto. A intervenção da plateia, bem como da Professora Clarinda Garcia e da Professora Ana Paula Sousa, fez levantar algumas dúvidas que levaram à discussão de pontos fundamentais para o bom entendimento do tema e  para a perceção da realidade díspar em vários agrupamentos escolares.

Das estratégias e ações a tomar ficaram sublinhados aspetos fulcrais:

· Esta alteração legislativa não poderá ter como resultado a perda de continuidade de cuidados nas escolas com a argumentação da necessidade de reavaliação. Estabelece um continuum de respostas para todos os alunos com  o enfoque nas respostas educativas e não em categorias de alunos.  Nenhuma criança pode ser prejudicada  (entenda-se suspensão da continuidade de cuidados) neste período de implementação de um novo modelo.

· O papel dos pais  na persistência deste acompanhamento tem de se evidenciar: junto das escolas, do agrupamento ou da Direção Geral da Educação.

Para leitura complementar: Decreto-Lei n.º 54/2018

Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática

Um agradecimento muito especial ao Clube dos Galitos pela cedência do seu Salão Nobre para esta iniciativa.