Associação Pais e Amigos Habilitar

A Direcção da APAH elaborou o Relatório e Contas 2020 da Associação Pais e Amigos Habilitar referente ao ano de 2020.

A APAH iniciou o ano de 2020 com vários projetos, alguns em continuidade com a atividade de 2019, outros decorrentes da vontade de estar mais na Comunidade e de dar mais voz e rede de suporte às famílias.

Tal como tantas outras associações, fomos surpreendidos por uma pandemia que veio ajustar as nossas vidas. E esta pandemia com efeitos gerais tão lutuosos, deixou ainda mais visíveis as necessidades que moveram a nossa existência.

Entrámos em 2020 definindo como objetivos:

– A manutenção de intervenção terapêutica multidisciplinar a um universo de 25 a 30 crianças seguidas previamente no CHBV;

– A formação na Comunidade, através de encontros temáticos mensais;

– A promoção de encontros de pais de crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND) como forma de aumentar o suporte entre famílias;

– A divulgação de crónicas de opinião no Diário de Aveiro;

– A criação de novos projetos relacionados com as necessidades das crianças e jovens com PND e de todos aqueles que com elas se cruzam no dia-a-dia.

As intervenções terapêuticas foram asseguradas por: uma Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora; duas Terapeutas da Fala; duas Psicólogas; sob a coordenação (voluntária) de uma Pediatra do Neurodesenvolvimento (Carolina Duarte).

 

As sessões decorreram de forma presencial, sempre que as condições o permitiram; durante os períodos de confinamento foi realizada intervenção por videoconferência com as crianças cujas características o permitiam de forma útil.

Foram vistas 27 crianças, mais de 1500 horas anuais de sessões terapêuticas. As idades dos meninos variaram entre 3-12 anos. Mantivemos o propósito de proporcionar as intervenções ao menor custo possível para as famílias.

 

O QUE FIZEMOS EM 2020

Realizámos em janeiro de 2020 uma ação de formação “Alterações Comportamentais em idade pré-escolar: O que significam? Quando e como Intervir?”. Este encontro teve lugar no auditório do Edifício da Sustentabilidade, gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Glória e Vera Cruz.

Outros encontros previamente programados foram inevitavelmente cancelados devido ao contexto de pandemia.

Preparámos um conjunto de candidaturas a prémios e apoios públicos. Fomos contemplados pelo Programa de Apoio às Associações da Câmara Municipal de Aveiro e estamos integrados no projeto da CIRA – “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”.

Publicámos mensalmente um artigo de opinião no Diário de Aveiro.

Desafiámos uma empresa a financiar a edição de um livro de crónicas, desafio que foi aceite e que constitui um dos objetivos para 2021.

Consolidámos a fundamentação do “Programa Habilitar+” junto no alargamento da nossa intervenção a todos os atores da rede “criança, família, escola, comunidade”. Este pretende traduzir a visão holística da nossa existência enquanto associação promotora de competências em vários níveis. A sua concretização dependerá do sucesso na candidatura a prémios fundacionais e/ou públicos.

Iniciámos a concretização do Projeto Hábil, a conceção e produção de uma ferramenta digital destinada a avaliar os pré-requisitos de leitura, escrita e matemática na idade pré-escolar, como forma de reduzir o insucesso no 1º ciclo. Este projeto foi vencedor de uma das 6 Bolsas Roche Cidadania, no valor de 5000 euros.

Procedemos a uma melhoria significativa das nossas instalações, porque a dignidade da população que servimos justifica uma casa melhor!

A autarquia tem sido um parceiro estruturante da Associação, nomeadamente, pela disponibilização dum espaço adequado ( e adaptado) às necessidades das crianças e ao desenvolvimento das suas capacidades.

Conseguimos manter a situação financeira equilibrada graças aos apoios públicos e privados e a uma gestão prudente dos recursos. A Fabridoce e a Vougainvest/Glicínias Plaza vêm apoiando a APAH numa base plurianual, um instrumento fulcral no planeamento da atividade e a Dra. Paula Martins (Ímpar) manteve mensalmente o seu apoio com uma imensa generosidade.

Um agradecimento especial à nossa equipa técnica, que se adaptou de várias formas, para que as crianças não fossem ainda mais lesadas, e à Isabel Santos, que permitiu que mantivéssemos a organização desejada num tempo tão atípico.

 

O QUE ESPERAMOS EM 2021

Aguardamos com alguma ansiedade notícias para 2021. Tentaremos consolidar os planos de 2020 e avançar com novos projetos.
Esperamos poder circular na comunidade e nas escolas como aliados.

Esperamos ver concretizado o plano de formação nas escolas que elaborámos com a autarquia.

Esperamos que o Hábil se transforme num produto real, disponível e verdadeiramente útil.

Esperamos que o nosso livro de crónicas se concretize, para que as pessoas se encontrem através das histórias que vivem. Esperamos ter capacidade para esclarecer melhor as famílias que nos procuram com dúvidas.

Esperamos ter mais encontros temáticos, mesmo à distância. Esperamos, sim, mas não de braços cruzados!

A Direção da Associação

Relatório e Contas 2020 (pdf)