Disseminar conhecimento teórico e prático sobre Educação Inclusiva e sua aplicação aos contextos específicos de aprendizagem, com ênfase na legislação atual. Permitir a troca de ideias e experiências entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Convidamos todos os Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde e Famílias interessadas na temática da Inclusão e Aprendizagem a participar neste encontro no dia 06 de abril de 2019 das 09:00 às 17:30.
| Objetivos Disseminar conhecimento teórico e prático sobre Educação Inclusiva e sua aplicação aos contextos específicos de aprendizagem, com ênfase na legislação atual. Permitir a troca de ideias e experiências entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem.
| Público- alvo Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde e Famílias.
| Localização Casa da Comunidade Sustentável (União de Freguesia Glória e Vera Cruz) Rua Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro, 3810-104 Aveiro
08h30 Abertura do Secretariado 09h00 Sessão de Abertura: Carolina Duarte e Miguel Palha
Mesa 1: Educação Inclusiva Moderador: Dulce Seabra (Médica – Unidade Local de Saúde Pública de Aveiro)
09h15 Lei da Educação Inclusiva: D.L. nº 54/2018 de 6 de julho Dina Rego e Rosa Rocha (Professoras de Educação Especial)
10h00 Há alunos que aprendem de forma diferente Carolina Duarte (Pediatra – Unidade de Neurodesenvolvimento CHBV)
10h30 INTERVALO
Mesa 2: Práticas de Avaliação, Intervenção e Monitorização relativas às Medidas Universais Moderador: Raquel Zenha (Pediatra – Unidade de Neurodesenvolvimento CHBV)
10h50 O aluno que fala mal: o que pode ser e como intervir em contexto de sala de aula Ângela Nogueira (Terapeuta da Fala)
11h10 Dificuldades na aprendizagem da leitura: treino da fluência da leitura oral em sala de aula Fátima Trindade (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)
11h40 Dificuldades na aprendizagem da escrita: o que são e como intervir em sala de aula? Cátia Belém (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)
12h00 Dificuldades na aprendizagem da matemática: o que são e como intervir em sala de aula? Sara Jesus (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)
12h20 Funções Executivas: o que são, seu papel na aprendizagem e como intervir em sala de aula? Raquel Nascimento (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)
12h40 Discussão
13h00 ALMOÇO
Mesa 3: Mobilização de Medidas Educativas: Casos Práticos/Exemplos Concretos Moderador: Elsa Hipólito (Pediatra – Unidade de Neurodesenvolvimento CHBV)
14h30 Acomodações e Adaptações Curriculares: não significativas ou significativas? Mobilização de Medidas de Suporte à Aprendizagem baseadas numa avaliação qualitativa. Teresa Sousa (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)
15h20 O aluno que não acompanha o desenvolvimento académico do grupo: quais as medidas? Ágata Monteiro (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)
15h40 Dificuldades comportamentais em ambiente escolar: como intervir? Tatiana Louro (Psicóloga)