Encontro: Inclusão e Aprendizagem – Aveiro

Disseminar conhecimento teórico e prático sobre Educação Inclusiva e sua aplicação aos contextos específicos de aprendizagem, com ênfase na legislação atual.
Permitir a troca de ideias e experiências entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem.
Convidamos todos os Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde e Famílias interessadas na temática da Inclusão e Aprendizagem a participar neste encontro 
no dia 06 de abril de 2019 das 09:00 às 17:30.

| Objetivos
Disseminar conhecimento teórico e prático sobre Educação Inclusiva e sua aplicação aos contextos específicos de aprendizagem, com ênfase na legislação atual. 
Permitir a troca de ideias e experiências entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem.

| Público- alvo
Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde e Famílias.

| Localização
Casa da Comunidade Sustentável (União de Freguesia Glória e Vera Cruz)
Rua Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro, 3810-104 Aveiro

| Organização
Associação Pais e Amigos Habilitar | Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga | Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças | Associação 5 Sentidos

| Coordenação
Isabel Santos | Carolina Duarte | Miguel Palha | Teresa Sousa

| Apoio
União das Freguesias de Glória e VeraCruz

PROGRAMA (pdf)

08h30     Abertura do Secretariado
09h00     Sessão de Abertura: Carolina Duarte e Miguel Palha

Mesa 1: Educação Inclusiva
Moderador:  Dulce Seabra  (Médica – Unidade Local de Saúde Pública de Aveiro)

09h15    Lei da Educação Inclusiva: D.L. nº 54/2018 de 6 de julho
Dina Rego e Rosa Rocha (Professoras de Educação Especial)

10h00    Há alunos que aprendem de forma diferente
Carolina Duarte (Pediatra – Unidade de Neurodesenvolvimento CHBV)

10h30    INTERVALO

Mesa 2: Práticas de Avaliação, Intervenção e Monitorização relativas às Medidas Universais
Moderador:  Raquel Zenha  (Pediatra – Unidade de Neurodesenvolvimento CHBV)

10h50    O aluno que fala mal: o que pode ser e como intervir em contexto de sala de aula
Ângela Nogueira (Terapeuta da Fala)

11h10    Dificuldades na aprendizagem da leitura: treino da fluência da leitura oral em sala de aula
Fátima Trindade (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)

11h40    Dificuldades na aprendizagem da escrita: o que são e como intervir em sala de aula?
Cátia Belém (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)

12h00    Dificuldades na aprendizagem da matemática: o que são e como intervir em sala de aula?
Sara Jesus (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)

12h20    Funções Executivas: o que são, seu papel na aprendizagem e como intervir em sala de aula?
Raquel Nascimento (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)

12h40    Discussão

13h00    ALMOÇO

Mesa 3: Mobilização de Medidas Educativas: Casos Práticos/Exemplos Concretos
Moderador:  Elsa Hipólito (Pediatra – Unidade de Neurodesenvolvimento CHBV)

14h30    Acomodações e Adaptações Curriculares: não significativas ou significativas? Mobilização de Medidas de Suporte à Aprendizagem baseadas numa avaliação qualitativa.
Teresa Sousa (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)

15h20    O aluno que não acompanha o desenvolvimento académico do grupo: quais as medidas?
Ágata Monteiro (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)

15h40    Dificuldades comportamentais em ambiente escolar: como intervir?
Tatiana Louro (Psicóloga)

16h00    Programa SER++
Raquel Nascimento

16h15    Discussão

17h00    Sessão de Encerramento 

| Inscrições

Online: https://goo.gl/forms/VdpylU4rTkELkho42

Telefone:  932 371 077

De 18 de fevereiro a 31 de março de 2019:  valor da inscrição 10 €
De 01 de abril a 04 de abril de 2019: valor da inscrição 15 €

Pagamento:   Transferência bancária
Entidade: Associação Pais e Amigos Habilitar
IBAN: PT50 0010 0000 5496 6280 0018 0