paishabilitar/ Fevereiro 4, 2018/ Habilitar

Projeto HABILITAR – o Fim?

Atualmente são acompanhadas no HABILITAR mais de 40 crianças, todas provenientes da Unidade de Neurodesenvolvimento do CHBV (UND-CHBV). Os pais/cuidadores são sempre considerados coterapeutas, participando em todas as sessões de intervenção (salvo raras exceções). Existe articulação entre esta equipa e a comunidade educativa. São realizadas reuniões regulares com profissionais da UND-CHBV. Todos os casos são periodicamente analisados, com revisão do plano de intervenção de cada criança/jovem.
Sendo um Projeto que opera essencialmente na área da Saúde, a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro (SCMA) não encontrou uma forma de financiamento que garanta a sua sustentabilidade, apesar de inúmeras tentativas. Assim, em dezembro de 2017 a SCMA viu-se obrigada a anunciar a suspensão do HABILITAR em 28 de fevereiro de 2018.

Este é o resumo objetivo daquele que pode ser o FIM DE UM CICLO de curta duração. Uma análise subjetiva far-nos- ia falar em (IM)PREVISTO E (IM)PREVISÍVEL:
Dificilmente se encontraria enquadramento que garantisse a sustentabilidade de um projeto não tipificado; saúde/social/comunidade estão assentes em pilares diferentes no que concerne ao financiamento de projetos inovadores; portanto, o fim era PREVISÍVEL.
Os constrangimentos financeiros foram múltiplas vezes discutidos desde o início do projeto; a impossibilidade de o manter estava PREVISTA.
O funcionamento do HABILITAR demonstrou, neste curto período, tratar-se de um projeto eficaz; ficou patente no apelo dos pais, apanhados como um exército desprevenido, mas ainda assim um exército; o curto espaço de tempo de manobra com que todos nos deparamos hoje, esse sim, foi um IMPREVISTO.
Mas hoje, ainda que o futuro seja IMPREVISÍVEL, fica-nos a certeza do enorme ganho, da prova de que é possível fazer diferente, da certeza de que hoje somos mais a travar esta luta. E esta imprevisibilidade permite tudo, obriga-nos a não parar. Porque talvez seja o INÍCIO DE UM NOVO CICLO.

Share this Post