paishabilitar/ Fevereiro 10, 2018/ Habilitar, Testemunhos
João,
Nasceste com 455 gramas e 26 semanas de gestação. Os primeiros meses foram muito duros para ti e para toda a família.
Sobreviveste. Boa, miúdo! Os anos passaram e conseguiste as primeiras aquisições: andar, falar, agarrar, apontar…Espetacular.
Quatro anos passaram e notávamos que tinhas dificuldades específicas, o teu desenvolvimento não acompanhava a idade cronológica. Ficámos apreensivos, mas encontrávamos justificação para tudo: afinal eras um verdadeiro milagre.
Ainda assim,não conseguimos deixar de ouvir aquela voz interior “alguma coisa se passa com o João”. Então, fomos procurar respostas:
centro de paralisia cerebral, consultórios e centros de desenvolvimento privados e, finalmente, consulta de desenvolvimento do CHBV onde encontrámos a orientação e a dedicação que precisávamos. Com o tempo percebemos que por muito boa vontade que os profissionais deste serviço tivessem não te conseguiam proporcionar um acompanhamento assíduo pois são muitas as crianças e escassos os recursos.
Foi, por isso, com muita satisfação que recebemos a notícia de que o, então, futuro Centro de Desenvolvimento Infantil e Juvenil iria abrir portas e proporcionar, a ti e a outras crianças, o tão desejado e necessário apoio. Todas as semanas encontraste, neste espaço, pessoas que te receberam de forma carinhosa e direcionada tendo em conta as tuas dificuldades.
Foi neste espaço que fizeste alguns progressos…ténues para a maioria das crianças da tua idade, gigantes para ti.
Por isso, João, lamentamos que a continuidade deste apoio esteja em sério risco. Por ti e pelas outras crianças não
baixaremos os braços e tudo faremos para que a cidade de Aveiro não perca a mais recente conquista na área da saúde: o HABILITAR.
“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…, enquanto houver estrada para andar”
Pai e Mãe do João