paishabilitar/ Maio 20, 2020/ Uncategorized

Habilitar Agora

Crónicas inclusivas: Uma parceria Pais Habilitar e Diário de Aveiro

Se há altura em que faz sentido pensar no verdadeiro foco da palavra habilitar, é agora. 

Com esta pandemia tivemos de nos reinventar, adaptar e capacitar. Reinventar nas nossas tarefas diárias em gestos tão simples como ter um local à porta de casa para deixar os sapatos que vêm da rua; adaptar a estar em isolamento social; capacitar a fazer teletrabalho, a acompanhar os filhos na telescola. Vamo-nos habilitando … 

Deixaremos esta fase habilitados de novas competências, adquiridas por nossa necessidade, conta e risco. 

Mas, e se nos tivéssemos capacitado antes? Se antes de tudo isto já tivéssemos todas estas habilidades? A habilidade de trabalhar a partir de casa, de conseguir acompanhar os filhos em reuniões no Zoom e trabalhos escolares, a habilidade de conjugar a vida doméstica com tudo isto e ainda as brincadeiras em família. Se pensarmos nos avós… e se eles estivessem já habilitados a usar as novas tecnologias para comunicar com os netos ou para fazer compras sem sair de casa?

Se nos tivéssemos habilitado antes, provavelmente os nossos anseios nossas respostas melhores. Estaríamos mais adaptados e reiventarmo-nos-íamos mais depressa. Para alcançar determinado objetivo, uma criança com PND* requer mais, melhores e maiores recursos. E por isso, essa criança é, normalmente, acompanhada em diversas terapias, tendo elas um objetivo comum: HABILITAR a criança. Numa visão mais otimista e global, seria capacitar os pais, família, escola, e assim todos “falariam a mesma linguagem” em prol da capacitação daquela criança, promovendo a habilitação para as suas necessidades. 

As medidas tomadas face à COVID-19 vieram alterar ou mesmo suspender muitas das terapias de que estas crianças eram alvo, bem como o acompanhamento escolar e intervenção precoce. E levantaram um receio e angústia grandes nos pais/cuidadores. É que sem este acompanhamento, estas crianças correm o risco não só de não manterem a sua evolução, como mesmo regredirem no seu desenvolvimento. 

Não estamos certamente habilitados para lidar com um vírus que toma estas proporções. Mas quanto mais habilitados estivermos no geral, melhor lidamos com as adversidades, melhor nos adaptamos, mais depressa nos reinventamos. 

Vai sempre ser imperativo HABILITAR.|

*Perturbação do Neurodesenvolvimento

Ana Rita Regala
Asociação Pais e Amigos Habilitar

Share this Post