Praticar o motivar
Crónicas inclusivas: Uma parceria Pais Habilitar e Diário de Aveiro
Hoje fez-me todo o sentido falar de motivação, de motivar e ser motivado, por algo que me aconteceu de manhã vindo do nada.
O meu trabalho passa pela motivação de crianças e jovens, motivá-los a fazerem coisas que não gostam, motivá-los a fazerem coisas que não fazem bem ou que fazem quase sempre errado, motivá-los para que queiram aprender e para que, apesar de não serem os melhores, se sintam recompensados com as suas conquistas. As crianças não precisam de ser perfeitas numa amplitude macro, precisam, sim, de se sentirem perfeitas por darem o seu melhor de acordo com as suas apetências e habilidades. Precisam de aprender a olhar para dentro e valorizar as pequenas coisas, os pequenos gestos, as pequenas conquistas.
Acreditem, estou nisto há uns bons anos e a motivação é o ingrediente chave, como uma poção mágica, difícil de encontrar…Hoje senti-me motivada a falar sobre isto, por um pequeno gesto que vivenciei de manhã, vindo de uma senhora que, acreditem, achei que me ia pedir alguma coisa… Ao entrar no carro com os meus filhos (depois do stress habitual para nos deixar a tempo nos nossos poisos matinais) dirigiu-se-me uma senhora, e o meu pensamento foi “vai-me pedir algo”; com pouca expressividade (que a vida se calhar lhe trouxe) olhou-me nos olhos e disse “a senhora é uma mãe perfeita, vejo-a sempre a sorrir para as suas crianças”; bem, fui mesmo apanhada de surpresa… agradeci, fiquei sem jeito, e a senhora virou costas, continuando no mesmo sítio, à espera sei lá de quê. Claro que pensei, tem-me apanhado em dias bons! Mas é tão fácil sorrir, ser agradável e ter um gesto de cortesia… é afinal gratuito originar um exponencial de energia positiva e, segundo aquela senhora, de “perfeição”!
Não me sinto nada perfeita. Mas se pensar numa perspetiva micro, hoje fui perfeita de manhã ao sorrir e ao brincar para que “as minhas crianças” entrassem no carro de forma mais rápida para eu cumprir a minha função de taxista. Frequento um ginásio, pelo menos tento, e o treinador usa muitas frases motivacionais, numa perspetiva macro, generalista, que pode encaixar em todos os alunos; os seus reptos motivacionais servem para qualquer um, mas o elogio desta senhora, (em quem nunca tinha reparado), foi cirúrgico e específico e fez toda a diferença para me lembrar que sorrir, motiva a mim, os meninos e os outros e vai-me motivar a sorrir mais vezes, mesmo em dias menos bons. Como não fazemos ideia do nosso impacto na vida das outras pessoas, que tal “praticar o bem” por vias das duvidas, porque mal não faz; talvez estejamos a motivar os outros para serem mais felizes, como um efeito bola de neve.
O elogio, o reforço e o incentivosão armas poderosas, conseguem mover mundos e até motivar crianças para tarefas académicas frustrantes. Como armas fulminantes e de extrema precisão, devem ser usadas de forma única e exclusiva, para que encaixem como uma luva naquele momento, naquela criança, naquele desafio, para que não sejam palavras facilmente sentidas como vãs ou banais. Obrigada senhora desconhecida, motivaste-me a motivar!
Repeti palavra motivar/motivação quase vinte vezes! Não restam dúvidas sobre o que estamos a falar, por isso, que tal “praticar o motivar”!
Teresa Sousa
Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
In Diário de Aveiro 06/11/2019